Muitas mulheres acham normal as dores intensas no período menstrual, mas isso pode ser sinal de algo mais grave. A endometriose atinge cerca de 6 milhões de brasileiras – e mais da metade não sabe que tem

Todo mês é o mesmo drama: cólicas fortíssimas durante a menstruação. Muitas mulheres acabam nem indo ao médico por achar que isso é normal. Mas por trás desse sintoma pode estar a endometriose. E é exatamente a falta de conhecimento que dificulta o diagnóstico. “Do início das queixas até a confirmação da doença, às vezes demora até sete anos”, diz Carlos Alberto Petta, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo.

As causas ainda estão sendo investigadas, mas acredita-se que o estresse pode ser um agravante. O fato de hoje engravidarmos mais tarde e termos menos filhos, o que faz com que menstruemos mais, também pode explicar por que, de acordo com a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), 6 milhões de brasileiras sofrem com isso. Saiba mais.

REGINA, Silvia – Endometriose: A cólica que não passa pode ser doença séria | Portal MDEMULHER | Conteúdo de AnaMaria | ED. ABRIL | Pub. 10/03/2015.

Disponível em http://mdemulher.abril.com.br/saude/anamaria/endometriose-acolica-que-nao-passa-pode-ser-doenca-seria

Crédito da imagem: Thinkstock/Getty Images